Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

domingo, 4 de maio de 2014

Volkswagen interatividade e experiências virtuais como formas de marketing.

                               
                                          
Por acaso já visitaram o site da Volkswagen do Brasil? Se não conhecem estão perdendo uma oportunidade de muita diversão!

O que são HotSites e sua relação com o marketing?
A Volkswagen utiliza os chamados Hotsites, segundo a Bull Marketing, os Hotsites são sites que usualmente apresentam poucas páginas, e tem objetivos mercadológicos como a divulgação de um produto ou serviço, no caso da Volkswagen a divulgação de carros, e geralmente esses sites tem uma duração de curto prazo, e após esse prazo são desativados ou perdem sua utilidade. Os Websites diferem dos Hotsites apenas pela proposta, os chamados Hotsites em sua maioria são usados para marketing e não conflitem com o site institucional da empresa.
Fonte:Volkswagen


Porque falar neste blog sobre os Hotsites da Volkswagen?
Por que a Volkswagen sabe utilizar muito bem esta ferramenta, a empresa alinha seus produtos e estratégia de marketing aos Hotsites, utilizando esta ferramenta a empresa possibilita ao usuário uma interatividade com cada detalhe do carro UP!, ou ainda fazer um teste drive virtual com a Amarok, uma ótima forma de proporcionar ao usuário diversão, alinhada  divulgação do produto e ainda a experiência virtual de dirigir o carro que está sendo divulgado.
A empresa possui diversos Hotsites e estes estão associados a diversos modelos do catálogo da empresa, basta ao usuário escolher um modelo e procurar pela guia Hotsite, achando a  aba, basta clicar e desfrutar das diferentes experiências que a empresa elaborou para o modelo.

Como são os HotSites?
Como definido pela agência Bull Marketing, os Hotsites da companhia seguem os padrões de apelo visual agressivo, forte tendência comercial e ferramentas que possibilitam o compartilhamento e divulgação por meio das redes sociais, podendo assim atingir um número maior de pessoas e através dos processos de cognição social o usuário pode ou não querer comprar o carro, influenciado pelas informações do Hotsite, e informações de outros atores sociais.

Fonte:Volkswagen


Outros Hotsites em formas de jogos estão presentes também no site da Volkswagen,divulgando produtos e alguns deles são educacionais também.
Estão prontos para se divertirem com os jogos e interagirem com os HotSites da Volkswagen e de outras empresas? Então vejam a definição de Hotsites da agência Bull marketing e entrem no site da Volkswagen do Brasil e se divirtam.

Games da Volkswagen: http://www.vw.com.br/pt/planeta_volkswagen/games.html

Relação dos HotSites com Informação e Sociedade
Os Hotsites tem forte relação com a cognição social, pois proporciona ao usuário informação, interação e assim o entendimento do produto se torna muito mais intuitivo e prazeroso o que influência na tomada de decisões dos atores sociais.
A inteligência coletiva esta presenta neste conceito, pois não é fixo, ou seja, o carro pode mudar a qualquer momento, bem como sua proposta, porém sempre terá um público almejado e a empresa saberá do seu espaço e papel no mercado de automóveis, assim cada HotSite é direcionado para um público correspondente.
O marketing de HotSites também esta correlacionado ao efeito cascata de Duncan Watts, o compartilhamento de sensações ao jogar, e ao usar o carro nos HotSites e mídias sociais torna o produto mais agradável ou menos agradável e assim as pessoas tomarão decisões com base nas decisões das pessoas as quais está conectada.

Boa diversão a todos, e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Cara, muito bacana essa interatividade dos consumidores. Querendo ou não, divertindo se aprende mais! Creio que a Volks foi corretíssima em aproveitar esse espaço que a tecnologia tem hoje, não só aqui do Brasil, mas, dentro de todas as casas ao redor do mundo, para quase todos os tipos de público conhecerem seus produtos.
    Entrei no Hotsite e realmente está bem dinâmico, até crianças conseguem entrar para jogar.
    Parabéns para a equipe e pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pelo elogio, e concordo, a propaganda na internete permite o marketing global também, e pode ser realizada com custos mais baixos e ainda assim atingir o mesmo tanto ou até mesmo mais pessoas que uma campanha publicitária. Ao meu ver, o melhor da web é proporcionar também aos pequenos empresários, pessoas jurídicas com uma possibilidade de investimento em marketing menor, poderem também realizarem propaganda digital. Mas entre também nos sites de outras montadoras e outras empresas, existem diversos tçao bons e legais quanto os hotsites da Volks.
    Obrigado pelo elogio e até mais!

    ResponderExcluir