Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Monitorando as mídias sociais...

Grande parte das empresas se sentem quase obrigadas a criar perfis ou páginas no Facebook ou no Twitter, uma vez que as redes sociais se tornaram uma plataforma de comunicação entre profissionais e clientes. Porém, não basta promover sua marca e não acompanhar o que está rolando pelo resto da rede.

O blog Mídias Sociais elaborou um gráfico com as razões para monitorar as mídias sociais, uma vez que este monitoramento tornou-se um diferencial competitivo de grande valor. Veja abaixo como auxiliar sua empresa a monitorar o mercado, observar o comportamento dos consumidores e acompanhar a concorrência:



  1. Elogios: é muito comum utilizar as mídias sociais para espalhar sobre aquele produto ou serviço que lhe agradam. Primeiramente, é importante localizar elogios e saber quem são os amantes de sua marca.
  2. Críticas: o segundo passo é identificar conversas que possuam reclamações sobre seus produtos ou serviços, bem como sua empresa ou funcionários. Quando uma crítica é postada em mídias sociais, é possível que outras pessoas concordem e um bombardeio de observações seja feito, gerando a oportunidade de demonstrar as habilidades de resolução de problemas e, quem sabe, conquistar esses consumidores insatisfeitos. Além disso, identificar e reparar (ou pelo menos tentar) as críticas rapidamente é uma forma de mostrar a sensibilidade e engajamento da empresa.
  3. Desejo: a melhor maneira de atentar os desejos dos clientes é procurar por palavras-chave utilizadas para descrever essas necessidades. Quando alguém vai fazer uma compra, é comum que tente obter informações online antes. Portanto, é importante um local em que essas informações elaboradas pelos consumidores estejam disponíveis.
  4. Concorrência: é muito importante monitorar as conversas para saber do que os clientes gostam e/ou não gostam em outras empresas. Essas informações podem nortear estratégias e prevenir problemas, além de estar a par dos movimentos da concorrência.
  5. Influenciadores: o alcance de um influenciador é muito importante na difusão de opiniões. Muitas vezes, um post de um agente influenciador atinge um grande número de pessoas rapidamente, afetando mais clientes em potencial. Portanto, é importante identificar esses influenciadores e tentar alcançá-los.
  6. Tendências: monitorar as mídias sociais é uma forma de planejar movimentos futuros, seja no marketing ou em processos internos, e descobrir tendências hoje pode fazer a diferença amanhã.
  7. Crises: quando uma crise surge, é necessário reagir imediatamente. Por isso, o monitoramento das mídias sociais é tão importante: antes de chegar aos meios tradicionais, as notícias percorrem na mídia social.
  8. ROI: Acompanhar as menções sobre sua marca antes, durante e depois de uma campanha. Isolar palavras positivas e mensurar o número de vezes que foram utilizadas em um período de tempo, classificando as conversas como positivas, negativas ou neutras.

2 comentários:

  1. Acho bem interessante a empresa estar antenada em seus clientes, procurando lucro e qualidade, para mim, o maior problema é que não gosto de compartilhar tudo em redes sociais, acho que implica em exposição e não estou acostumada com isso, acredito que tem que ter um meio termo nas redes sociais, você poder ajudar os outros com sua opinião de uma aquisição, por exemplo, mas sem que o seu chefe (que está também na rede social) saber que você comprou aquele item.

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  2. Monitorar as mídias sociais é bastante importante mesmo. Não adianta nada a marca fazer um monte de campanhas e não acompanhar o que está rolando nos concorrentes e afins rs
    Muito bom!

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