Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ferramentas da Web 2.0

A Web 2.0 propõe um novo padrão de relacionamento: estimula a colaboração e a interação "muitos-muitos", aproveitando o poder da inteligência coletiva. Trata-se de um sistema aberto e dinâmico, aonde os usuários adicionam conteúdo e novas páginas da Web, enquanto outros estão acessando e descobrindo os mesmos. Dessa forma, a rede de conexões cresce em função da atividade coletiva de todos os usuários da rede.



Veja abaixo algumas ferramentas da Web 2.0...


O que são Wikis? Wikipédia, Wikilivros, Wikicionário e Wikitudos...
Um exemplo de potencial da inteligência coletiva para a sociedade é a enciclopédia criada de maneira colaborativa, aonde dezenas de milhares de colaboradores escrevem, editam e acrescentam suas opiniões. Isso mesmo! Estamos falando da Wikipédia.
Por conta do sucesso que a enciclopédia virtual faz, surgiram os Wikilivros (manuais de textos livres), Wikicionário (dicionário livre), Wikiversidade (cursos online livres), entre outros.

Blog: um canal de relacionamento que aproxima a marca e os clientes
A todo momento os blogueiros publicam inúmeros pensamentos e sentimentos sobre o que está acontecendo AGORA, transformando a Web em algo dinâmico, como uma conversa em andamento. 
Vários anunciantes entenderam a jogada e criaram seus próprios blogs para conversar com os clientes que se interessam por seus produtos. Mas não basta criá-los e deixá-los "largados", é necessário que se faça uma manutenção, atualizando as informações por meio de novos posts e respondendo os comentários.
A Claro é um exemplo de empresa de sucesso com a utilização da ferramenta blog. Além de servir como forma de divulgação dos produtos, o blog da Claro é ótimo quando se fala em bom relacionamento com os clientes. Para isso, o blog contem enquetes, lança promoções e possui um eficiente canal para sugestões e reclamações (Veja você mesmo! Acesse: ClaroBlog).

Quer saber mais sobre a definição do conceito Web 2.0?
Assista o vídeo abaixo!
Eduardo Favaretto, empreendedor e estudioso de Internet & Sistemas de Informação (SI), dá uma entrevista que explica o que é a Web 2.0, de forma simples e objetiva.


Como a Web 2.0 se relaciona com a Inteligência Coletiva?
As ferramentas da Web 2.0 aproveitam os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Gostou do post? Fique ligado que em breve postaremos sobre outras ferramentas da web 2.0 que melhoram o desempenho corporativo... 
Até mais!


Tapscott, D.; Williams, A. D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
Aquino, M. C. O hipertexto como potencializador da memória coletiva: um estudo dos links na web 2.0. 2007. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário