Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Coca-Cola - Abra a felicidade!

Quando se fala em campanha publicitária, é indiscutível que a Coca-Cola é líder no assunto. Lançada em 1886, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, EUA, a Coca-Cola Company hoje está presente em mais de 200 países e é responsável por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas.

Com mais de 50 slogans criados ao longo do tempo, atualmente está associada à "Abra a felicidade!" ("Open Hapiness!", em inglês) e, uma vez que o objetivo da maioria das pessoas é 'ser feliz', a marca de refrigerante mais famosa do mundo está utilizando a cognição social de maneira correta!





Com mais de OITENTA MILHÕES de curtidas no Facebook, a página da Coca-Cola foi criada por fãs, sem nenhum vínculo com a empresa. Foi assim que os responsáveis pelos assuntos globais e de comunicação da marca perceberam que os fãs e usuários da Internet não iam visitar a homepage da empresa prioritariamente e que precisavam fazer parte de redes mais amplas.

O vídeo abaixo, de janeiro de 2010, chamado de "Máquina da Felicidade", mostra uma máquina da Coca-Cola especial colocada em uma universidade. As pessoas recebem vários e vários refrigerantes, balões, flores, ou até mesmo uma pizza e um sanduíche gigante; e, em resposta, a surpresa, a gratidão e a felicidade estão estampadas nos rostos de cada um.
Não foi ao ar na TV, mas o vídeo se tornou viral no YouTube, que era a intenção dos criadores uma vez que o site de compartilhamento de vídeos é o maior sucesso!

O investimento de tempo e recursos do vídeo acima, por exemplo, deve ter sido muito pequeno quando comparado ao impacto que o vídeo causou e ao tempo que o mesmo foi comentado e compartilhado. Sem contar que, mesmo depois de mais de 4 anos, ele ainda é facilmente lembrado e discutido.

Não é a toa que a Coca-Cola encontra-se no topo do Índice de Marcas em Mídias Sociais. Combinando criatividade, engajamento com os consumidores e foco na comunicação e publicidade, não é de hoje que a Coca-Cola surpreende seus clientes com propagandas geniais!

Ficou claro o poder das mídias sociais como instrumento de marketing de relacionamento e divulgação? Esperamos que sim.

Fiquem ligados no próximo post!


Um comentário:

  1. É importante notar que esse relacionamento entre empresa e público pode ser tanto positivo quanto negativo. Da mesma forma que fãs divulgaram nas redes sociais os videos da coca-cola, também foi divulgado, e com grande impacto, histórias polêmicas como a do "rato na coca", em que um consumidor dizia ter encontrado um pedaço de um rabo de rato dentro da coca-cola, horrorizando muitos consumidores.

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