O termo Enterprise 2.0 surgiu para representar as ferramentas da Web 2.0 (Leia mais em: Ferramentas da Web 2.0) e as práticas empresariais que permitem que os profissionais produzam e troquem conhecimento e interação, como as plataformas corporativas.
As novas tecnologias da Web 2.0 proporcionam às organizações um bom entendimento das tendências do ambiente externo, interno e no processo de tomada de decisão e, portanto, as mesmas podem ser adaptadas às novas situações no ambiente organizacional.
As organizações e as novas tecnologias da Web 2.0
Atualmente, as empresas inteligentes estimulam o crescimento de comunidades online. Com a descoberta dos benefícios da colaboração em massa, esse modelo de organização pode ser um bom substituto das estruturas empresariais tradicionais.
A empresa Fiat e a construtora Tecnisa são exemplos de como utilizar as ferramentas da Web 2.0, bem como a cognição social, para beneficiar sua organização. A Fiat desenvolveu o carro Novo Uno por meio de sugestões no Formspring (Leia mais sobre a campanha do carro em: Novo uno, novo tudo). Já a Tecnisa, criou um apartamento virtual decorado em 3D, de forma que os clientes conseguem visualizar o produto antes de comprá-lo.
Quer mais exemplos de como a Web 2.0 se estende, a partir das plataformas, pela internet comercial?
A Amazon, uma das maiores empresas do mercado online, possui um ranking de vendas dinâmico, que é atualizado pelos próprios usuários, que opinam e divulgam resenhas sobre os produtos. Além disso, é líder no mercado de livros digitais, servindo de referência para produções acadêmicas e elaboração de outros sites (Leia mais sobre o sucesso da empresa em: Por que a Amazon é a única grande empresa de tecnologia que não para de crescer?).
O eBay é uma plataforma de comércio eletrônico com sistema de leilões, aonde os mais diversos produtos, novos e usados, são vendidos. As ofertas são atualizadas instantaneamente através da intensa troca de informações (Clique aqui para saber mais sobre como comprar no eBay!).
Quer mais exemplos de como a Web 2.0 se estende, a partir das plataformas, pela internet comercial?
A Amazon, uma das maiores empresas do mercado online, possui um ranking de vendas dinâmico, que é atualizado pelos próprios usuários, que opinam e divulgam resenhas sobre os produtos. Além disso, é líder no mercado de livros digitais, servindo de referência para produções acadêmicas e elaboração de outros sites (Leia mais sobre o sucesso da empresa em: Por que a Amazon é a única grande empresa de tecnologia que não para de crescer?).
O eBay é uma plataforma de comércio eletrônico com sistema de leilões, aonde os mais diversos produtos, novos e usados, são vendidos. As ofertas são atualizadas instantaneamente através da intensa troca de informações (Clique aqui para saber mais sobre como comprar no eBay!).
Como as Comunidades Virtuais e os Fóruns de Discussão se relacionam com a Inteligência Coletiva?
Da mesma forma que a sociedade em redes, as comunidades virtuais e os fóruns de discussão permitem o compartilhamento de ideias e conhecimento entre pessoas de todo o mundo. As organizações estão se conscientizando do potencial das novas tecnologias da Web 2.0 para diversas funções:
- espaço de divulgação de produtos;
- espaço para troca de conhecimento;
- desenvolvimento de serviços;
- solução de problemas.
A partir dessa consciência, as empresas estão se tornando mais competitivas, explorando o potencial da inteligência coletiva e obtendo melhores resultados.
Fique ligado nos próximos posts!
Bonabeau, E. Decisions 2.0: the power of collective intelligence. MIT Sloan Management Review, 2009.
AVELLAREDUARTE. Ferramentas online de gestão: Inteligência Coletiva e Mídias Sociais. Disponível em: <http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceitos/ferramentasgestao/ferramentasgestaob.htm>. Acesso em: 30 de maio de 2014.
AVELLAREDUARTE. Ferramentas online de gestão: Inteligência Coletiva e Mídias Sociais. Disponível em: <http://www.avellareduarte.com.br/projeto/conceitos/ferramentasgestao/ferramentasgestaob.htm>. Acesso em: 30 de maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário