Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Todo poderoso Facebook

Você, usuário, com toda certeza sabe o que é o Facebook. E com 99% de certeza sabe quem é Mark Zuckerberg, a mente por trás da rede social (Caso contrário, veja sua página no Facebook ). Mas o que faz do Facebook uma ferramenta tão poderosa?





Kevin Bacon, Mark Zuckerberg e os seis Graus de Separação:


A teoria dos seis graus de separação afirma, basicamente, que são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer (no mundo todo!) estejam ligadas. A partir dessa teoria, Brett Tjaden, um estudante de ciência da computação, desenvolveu o jogo do Kevin Bacon. Este jogo mostra como os demais atores se relacionam a Kevin Bacon, atribuindo-lhes uma pontuação que vai de 1 a 6. jennifer lawrence, por exemplo, tem um número 1, uma vez que atuou diretamente com Kevin em X-men.

Mas acredite, Kevin Bacon não é mais o centro das atenções quando o assunto é a teoria dos seis graus de separação.


Redes de mundo pequeno e uma empresa revolucionária:

O mundo é realmente pequeno e isto já foi comprovado cientificamente. As redes sociais diminuem ainda mais a distâncias entre as pessoas. Uma pesquisa divulgada pelo Facebook em conjunto com uma universidade italiana mostra que o grau de separação na rede social é em média 4,74 amigos.


O principal motivo da diminuição no número de graus é que o Facebook funciona de acordo com o modelo de mundos pequenos, onde uma única pessoa pode interligar diversos grupos. Da mesma forma que, no jogo de Kevin Bacon, atores de características totalmente distintas estão ligados graças a versatilidade de Kevin, que atua em diversos tipo de filmes, nas redes sociais você pode estar ligado a um grupo de estudantes sul-coreanos graças a um único amigo que foi fazer intercâmbio na Coreia do Sul.

O facebook vai além de uma simples rede social e cada dia tem se mostrado mais poderoso e inovador. Os amantes de tecnologia agradecem, Mark!

Até mais!

Costa, R. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoas, inteligência coletiva. Comunic., Saúde, Educ., mar/agp 2005. 

Watts, D. Seis graus de separação

Nenhum comentário:

Postar um comentário