Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sistemas integrados de gestão e seus benefícios às empresas.

                                 
O que é um Sistema de gestão integrado, ou ERP - Enterprise Resource Planning, (Planejamento de Recursos Empresariais)?
Quem trabalha no mundo corporativo conhece bem os sistemas integrados, o principal conhecido de todos é o SAP, sigla alemã para um sistema integrado de gestão [1]. Este tipo de sistema possui vários módulos, como módulos de vendas e distribuição, controladoria, gestão de materiais, finanças entre outros, e o interessante é que todos estes módulos são integrados, e somados ao rígido controle de informações que o sistema oferece, ele é capaz de oferecer informações detalhadas e realizar diversas operações cruciais a empresa de modo muito confiável.



Alguns exemplos de empresas que utilizam sistemas de integração.
Atualmente, 8 em cada 10 empresas adotam o SAP como sistema de gestão [2], com destaque para o crescimento da utilização deste sistema no Brasil, que está acima da média de crescimento mundial da empresa, uma das empresas brasileiras que vem adotando o sistema é a empresa GOL linhas aéreas, que decidiu trocar seu antigo sistema pelo da empresa SAP, e pretender terminar a implementação até o final de 2014.

fonte: Gol linhas aéreas

Benefícios do uso de um ERP ou SAP
No caso da adoção do sistema pela GOL, a empresa vai poder ter um corte de custos com TI, também deve ter uma aceleração nas suas tomadas de decisão, e é claro, tornará a empresa mais competitiva no mercado, já que  medidas de corte vem sendo tomadas, como redução em suas ofertas de voo, ocasionadas pelos altos preços de combustíveis e desaceleração do mercado.[3] A boa notícia é que a empresa antes mesmo de terminar a implantação do sistema já está conseguindo se recuperar de seus prejuízos de 2013, e é claro, o sistema SAP tem seus créditos junto a outros fatores na recuperação.

Implementação do sistema e suas dificuldades
Para que uma companhia implante um sistema integrado de gestão, são necessários estudos das atividades da empresa, e o auxilio de um profissional experiente nessas atividades, isto porque o sistema é adaptado às necessidades específicas de cada cliente, e pode ser muito complexo e criterioso, consequentemente é necessário o auxilio de alguém que realmente entenda dos processos da empresa para que a implementação do sistema seja feita com sucesso.

Relação com Informação e sociedade
Os sistemas Integrados de gestão possibilitam que áreas extremamente distantes, ou até mesmo, unidades diferentes da empresa se comuniquem, estando portanto relacionado as redes de mundo pequeno. Além de conectar as unidades, áreas os ERP's possibilitam a conexão  direta com bancos e outras instituições conectadas e as quais fornecem produtos ou serviços a empresa.
A cognição social também pode estar relacionada, pois é graças a dados fornecidos obtidos por este sistema são geradas estatísticas capazes de auxiliar na tomada de decisões das empresas.

Informações sobre o sistema.
Quer saber um pouco mais sobre os sistemas integrados de gestão, o SAP e seus benefícios? Então veja esta reportagem da revista exame clicando aqui!
Para saber um pouco mais sobre o sistema SAP, acesse o site!
Lá vocês podem ver um pouco mais sobre a plataforma, entre outras informações, vejam também o vídeo do sistema SAP.

                                   


Artigos acadêmicos sobre Sistemas integrados de gestão
Para você que deseja saber um pouco mais a fundo sobre os sistemas de gestão, consulte o artigo acadêmico "Avaliação de sistemas integrados de gestão: um estudo a partir da
satisfação dos usuários" disponível no link para consulta:                                                         < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0904_1247.pdf>         


Para saber mais

 - http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/F%C3%A1bio/31.htm

-http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/596/pdf

-http://www.scielo.br/pdf/gp/v9n3/14570.pdf

-CALISIR, F. & CALISIR, F. (2004) - The relation of interface usability characteristics, perceived usefulness, and perceived ease of use to end-user satisfaction with enterprise resource planning (ERP) systems. Computers in Human Behavior. N. 20, p. 505–515.

-HYPOLITO, C. & PAMPLONA, E. (2000) - Principais problemas na implantação de um sistema integrado de gestão. Anais do XX ENEGEP.

-TURBAN, E.; MCLEAN, E. & WETHERBE, J. (2004) - Tecnologia da informação para gestão. Bookman. 3ªEdição. Porto Alegre. 

Até o próximo post!

Fontes:

[1] <http://www.industriahoje.com.br/implementacao-sistema-integrado-sap> acessado em 9 de maio de 2014 às 11 horas e 40 minutos.
 [3] <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/gol-troca-sistema-de-gestao-adota-sap-2?page=1> acessado em 9 de maio de 2014 às 12 horas e 15 minutos.


2 comentários:

  1. Ferramenta interessante, integra várias áreas da empresa.

    ResponderExcluir
  2. Sim Bruna, no caso do SAP, cada área possui seu módulo, mas são todos integrados, o que permite a integração do sistema como um todo. Ao tornar os dados concentrados em uma única plataforma muito bem organizada, ele permite mais agilidade tanto na produtividade quanto nas tomadas de decisões.

    ResponderExcluir