Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

domingo, 27 de abril de 2014

A propaganda direcionada para o perfil do cliente

                            
Informação e sociedade: O direcionamento de propagandas.

Não é novidade a existência de propagandas na internet, e o aumento no uso da web por parte da população nos últimos anos, as empresas então viram uma oportunidade de marketing, as mídias sociais.
As mídias sociais são utilizadas por grande parte da população, e seguindo as teorias de estudiosos como Rheingold, as pessoas tendem a se conectarem com outras por afinidade e consequentemente tendem a procurar produtos e informações que estejam dentro do âmbito dos seus interesses, desta forma as empresas de publicidade e propaganda estão se dedicando a montar perfis a cada um destes usuários, que diga-se por passagem são muito exigentes, e desta forma a propaganda de um determinado produto ou serviço é direcionada a um usuário que tenha um real interesse, preservando o nome da empresa anunciante e otimizando também o tempo do usuário, afinal um dos principais motivos de se comprar na internet é a praticidade e a economia de tempo, principalmente nas grandes cidades.


Mais do que atingir o público e-commerce, a propaganda na internet é uma interface entre a propaganda convencional e o marketing direto, se trata de uma propaganda direcionada ao público que deseja atingir e ao mesmo tempo utiliza conceitos básico da propaganda convencional, tornando cada cliente único.


Quer fazer um teste? Acesse o seu facebook, e de um amigo com interesses semelhantes, vejam as propagandas presentes em seus perfis, são parecidas? Agora faça outro teste, peça a uma pessoa com interesses totalmente diferentes do seus, e procure as propagandas presentes no perfil dela, o resultado provavelmente não será o mesmo, já que os interesses não são os mesmo.

Faça o teste e comprove você mesmo, até o próximo post!

Para saber mais.

Se interessou pelo assunto? o que acha de consultar algumas referências acadêmicas e ficar por dentro do marketing digital? Seguem alguns links com artigos e trabalhos acadêmicos sobre o tema:

-Artigo de Ricardo Kozesinski, Alberto de Medeiros Junior e Gilberto Perez que trata do uso das Redes Sociais Virtuais como Ferramenta de Comunicação de Marketing pelo Mercado Editorial. Disponível em.<http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/1153.pdf>.Acessado em 29 de abril de 2014.  

-CARO, Abraão, Comportamento do consumidor e a compra on-line: uma análise multicultural. São Paulo. Julho de 2010. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05052010-114514/pt-br.php>. Acessado em 29 de abril de 2014. 

- OLIVEIRA, Luciana. Estratégias de Marketing Online nas Empresas Direcionadas à “Classe C”.São Paulo Junho de 2011. Disponível em <http://grupo-ecausp.com/digicorp/monografiasTurma1/Monografia_-_Luciana_Oliveira_-_Agosto_2011.pdf>

-BATISTA, Flávia Preuss Siqueira.Gestão de marcas por meio das redes sociais: um estudo sobre a utilização do facebook. São Paulo, 2011. Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26102011-172523/pt-br.php>






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